SÍNDROME BRAQUICEFÁLICA


Como estou de férias fui passar o Natal com minha família na casa de praia. Levei meus cães e eles ficaram muito animados, Acontece que o calor estava infernal e minha cadelinha Tuiga, uma Bulldog Inglesa passou mal de tanto calor e também pela mudança repentina de lugar, porque moro em um apartamento e na praia é casa. Ela via muitos cães a passarem na rua e não se continha a correr para os tentar apanhar através das grades dos portões, o que a frustava. Passados umas 4 horas de permanência na casa e com tantos estresses ela passou mal. Sua respiração ficara ofegante e ruidosa.
Levei-a o Hospital Veterinário que estava de plantão em pleno Natal, que glória, foi o que a salvou. O médico a diagnosticou com  "Síndrome da via aérea do cão braquicefálico". Foi medicada e trouxe-a para casa, longe de barulhos e do calor, que confesso ser paticamente impossível, mas com um ventilador ameniza. 

Cães com esse tipo de focinho de raças braquicefálicas, como Shih tzu, Lhasa Apso, Maltês, Boxer, Bulldog inglês e francês, Cavalier King Charles Spaniel, Pequinês, Pug e Boston terrier e, em alguns gatos de face curta como o Persa e Himalaio tem que ter um maior cuidado neste verão.
Aconselho a todos que  a qualquer sinal de alteração na respiração procure o Médico Veterinário . 

Maiores informações a respeito:

Excelente artigo sobre cuidados para os Bulldogs neste verão:
http://bullblogingles.com/2011/01/06/bulldog-no-verao-muita-atencao/

Maiores informações sobre a sindrome: http://www.pedigree.com.br/downloads/waltham/premio/1lugar.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário