Principe Rupert e BOYE - O cachorro que nunca perdeu uma batalha


Principe Rupert e BOYE - O cachorro que nunca perdeu uma batalha

Principe Rupert do Reno (1619-1682), sobrinho do malogrado Charles I da Inglaterra, foi feito prisioneiro na Batalha de Lemgo em 1638 e confinado em Lintz até 1641. Durante este período, o Senhor Arundell, Inglês embaixador em Viena, deu-lhe  um Poodle branco. 

Warburton, viajante Irlandês e novelista, diz secamente em  seu trabalho mais substancial “ A Memoir of Prince Rupert and the Cavaliers “ (1849): "É curioso observar este homem ousado irrequieto divertindo-se por ensinar um cão que a disciplina que ele próprio nunca poderia aprender."


O Príncipe Rupert possuiu uma carreira muito variada. Era um soldado em uma idade mais nova, lutando contra a Espanha nos Países Baixos e o Sacro Império Romano-Germânico na Alemanha. Com a idade de 23 anos, ele foi apontado como comandante da cavalaria real durante a Guerra Civil Inglesa.
 O rei Carlos indicou Rupert, guerreiro nato e experiente cavaleiro, para comandar a cavalaria real em 1642. O ousado e audacioso soldado chegou a vencer inúmeras batalhas contra os inimigos do seu reino.


Alguns atribuíram seu sucesso a táticas brilhantes, mas outros viam nele algo mais sinistro. De acordo com a história, o companheiro constante de Rupert era um cão Poodle branco chamado Boye, que o acompanhou por toda parte, foi dito ser espírito familiar do príncipe. Rupert foi certamente o mais enérgico dos comandantes Royalist. 










Os inimigos do príncipe acreditavam que o cão era um demônio que o auxiliava com poderes mágicos. Desenhos na época mostram Rupert sempre na companhia do cão.  Curiosamente, as imagens feitas pelos inimigos retratam Boye não como um Poodle, mas como um híbrido macabro de lobo e dragão.

Talvez os adversários de Rupert tivessem alguma razão. O general e companheiro Boye avançaram de vitória em vitória até a inevitável batalha de Marston Moor (2 de julho de 1644).  Lá o pobre cachorro foi morto por um Souldier Valiant. Rupert, pela primeira vez em sua carreira militar foi derrotado.


Abraços!
Ângela Silva

Fontes de pesquisa:
Referências de páginas web
British Civil Wars, Commonwealth and Protectorate 1938-60
Wikipedia
Informações bibliográficas
100 Cães que mudaram a civilização – de Sam Stall (Editora Prumo)

Um comentário: