Segredos do Pedigree (Pedigree dogs)

No documentário feito pela BBC, mostra a história real e assustadora sobre o pedigree.
Quero iniciar dizendo que o cão originalmente era como o ancestral do lobo e para o homem ele servia diversas funções, como caçar, proteger o território, avisar sobre uma presa e com o passar do tempo, infelizmente, tudo mudou.


A busca da perfeição esta no homem desde a sua origem. Pensamos que se pode tudo, e de tudo pode fazer o que bem lhe caber. Essa busca incessante desencadeou mentes ameaçadoras para nossa própria espécie, e demais como, por exemplo, o cão.
No decorrer do século 19, a classe nobre, digo, as pomposas que não tinham mais nada para fazer, se reuniam num parque juntamente com seu cãozinho, que representavam um símbolo de estatus, o que desencadeou uma frenética vaidade. Pois bem, assim o tempo foi se passando e criaram-se organizações que podiam reunir os pomposos, ou seja, a nobreza, ou madames e senhores. E como objeto de beleza, foi-se cruzando raças para ficarem mais esbeltas, mais dóceis, mais companheiras, pois até ai tudo bem, até concordo porque como homens e donos de uma inteligência que somos, temos a capacidade de transformar algo de possível melhoramento, e transformamos, dando-lhes capacidades melhores e mais eficientes, mas de contrapartida não somos Deuses para ir-mos contra a natureza pura e sacrificar as raças de cães, só porque não era de acordo com o padrão de beleza, como acontece com muitos filhotinhos, e muito menos devem-se criar cães literalmente mutantes que ao passar de gerações foram ficando deformados e com doenças especificas em cada raça.


Como o próprio documentário relata, são 5.000 doenças genéticas em cães conhecidas. o British spaniel são afetados por deficiências de enzimas encontradas somente nessa raça. Golden Retrivers sofrem alta incidência de câncer. West Highland White Terrier é infestado de alergias. O Boxer sofre de varias doenças incluindo cardíacas, câncer, especialmente tumores cerebrais, e também epilepsia que são 20 vezes mais do que em humanos. O Cavalier King Charles Spaniel sofre de doença da válvula mitral e Syringomyelia que afeta o cérebro causando os sintomas que variam do desconforto suave à dor severa e a paralisia parcial, essa doença genética consiste no crescimento do cérebro a um tamanho maior do que a caixa craniana, o Bulldog tem problemas na respiração, por ter cavidade nasal e traquéia mais estreitas muito para dentro assim como o Pug que tem inúmeras deficiências, como a cauda enrolada que danifica a espinha, e tudo isso em nome da beleza, ou como preferem chamar “aprimorar a raça”.
Esses moldes feitos por humanos que ameaçam a sobrevivência de milhares de cães devem tomar consciência pública!
Seguem os links dos vídeos para assistir:

PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6
olhe esta parte do Bulldog Ingles...

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO E TOME CONCIÊNCIA. SÓ COM CONHECIMENTO QUE JUNTOS PODEMOS MUDAR O DESTINO DE MUITOS ANIMAIS.
Ângela Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário